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Fase-1Saber gerenciar corretamente um negócio é um dos primeiros passos para obter sucesso no varejo. Em cinco diferentes aulas, o Treina PDV aborda temas como tecnologia, planejamento estratégico, gestão específica do canal farma, como lidar com crises econômicas e a importância do atendimento para ajudar o varejista a ter uma loja ou rede bem sucedida.



Aula 01: Gestão no Canal Farma

O Varejo farmacêutico tem passado por profundas transformações. No entanto, o mercado cresce e muito tem aproveitado as excelentes oportunidades: o consumo de medicamentos aumenta, a expectativa de vida está cada vez maior e as classes C e D com mais acesso às compras. A reação do varejista a essas mudanças é o que determina o sucesso do negócio.

Aula 02: A tecnologia em benefício do negócio

Com os avanços tecnológicos cada vez maiores, a competitividade entre as empresas aumentou consideravelmente. Com um cenário repleto de exigências legais, necessidade de eficácia de estoque e avaliações periódicas, além da grande quantidade de procedimentos que devem ser efetuados e o grande número de produtos ofertados, nas farmácias e drogarias não é diferente. O objetivo deste módulo do Treina PDV Farma é apresentar as formas de como os varejistas do setor farmacêutico podem e devem fazer uso da tecnologia a favor do seu negócio, apresentando conceitos necessários e informações adicionais para um bom entendimento.

Aula 03: Planejamento Estratégico

O setor farmacêutico, em especial farmácias e drogarias, participa de um ambiente altamente competitivo e turbulento. A ferramenta de planejamento estratégico e a elaboração do plano de negócios podem auxiliar as farmácias a aproveitar o crescimento do setor, lidar com as ações de concorrentes e reduzir as ameaças oferecidas pela legislação.

Aula 04: Como se reinventar em momento de crise

O País atravessa um período de instabilidade econômica que gerou uma retração rápida e intensa, abalando toda a cadeia produtiva. Em tempos de crise, o essencial é enxergar quais são as deficiências do mercado, os pontos mais críticos e investir em soluções para conseguir se destacar. Com a escassez de oportunidades, apenas os mais preparados terão chances de realizar bons negócios. Saiba como!

fase-2Ter uma equipe motivada e unida é tão importante quanto atender bem os clientes. Para ajudar o gestor nesse desafio, o Treino PDV apresenta seis diferentes cursos que abrangem o universo de Recursos Humanos, entre eles capacitação profissional e como manter uma equipe motivada.



Aula 01: Excelência no atendimento

Luminosos, ar condicionado, iluminação e mix de produtos de nada adiantam sem um ótimo atendimento. Por isso, entender a importância de atender bem o cliente é essencial para qualquer empresa. A “Excelência no Atendimento” é um dos melhores caminhos para diferenciar a loja e fidelizar clientes.

Aula 02: Comportamento estratégico

No mercado de trabalho, seja em cargos mais simples ou mais altos, não há espaço para o profissional “comum” e nem para o amadorismo. O “Comportamento Estratégico” é a ferramenta necessária para que as pessoas assumam cada qual o seu papel como profissional e mobilizem a organização no sentido da excelência.

Aula 03: Melhores resultados através da Liderança

São muitas as preocupações de um líder na farmácia: clientes, contas, compras, investimentos, marketing... Tudo isso é muito importante, mas é preciso sempre priorizar as pessoas. Essa atitude é imprescindível para ter equipes vencedoras e que geram resultados.

Aula 04: Atenção e Serviços Farmacêuticos

O tema é amplamente discutido atualmente e gera muitas dúvidas em relação à prestação deste serviço. Alguns questionamentos que serão respondidos neste módulo são: O que realmente é atenção farmacêutica? Qual a diferença entre Assistência Farmacêutica e Atenção Farmacêutica? Quais os benefícios da implantação de serviços para a drogaria e para o paciente? Como implementar o serviço de Atenção Farmacêutica na drogaria? O que a legislação diz sobre os serviços farmacêuticos?

Aula 05: Capacitação Profissional

O conhecimento de cada um dos profissionais da empresa forma o capital intelectual. A soma de conhecimentos proporciona maior vantagem competitiva, pois leva ao melhor atendimento e à satisfação dos clientes, além de reduzir custos, principalmente com a rotatividade de pessoal.
Este módulo tem por objetivo apresentar formas de como gerir as pessoas. Com foco na capacitação do pessoal, são abordados temas a fim de esclarecer como é possível efetuar treinamentos contínuos para que os profissionais possam progredir dentro da profissão e, assim, diminuir a rotatividade na empresa.

fase-3Saber organizar o ponto de venda é crucial para que as vendas aumentem e a experiência do consumidor seja 100% satisfatória. Temas como definição de mix e sortimento, categorização e promoção são abordados nos cursos do Treina PDV para ajudar o varejista a entender – e organizar – melhor seu PDV.



Aula 01: Categorização na farmácia

Com a queda da inflação e os preços tabelados, a percepção do clientes está muito além do preço. Por isso, comprar produtos e colocá-los nas gôndolas já não basta para garantir as vendas. Aprenda o o processo de gerenciar categorias como unidades de negócios, com o foco na entrega de valor ao consumidor, que é essencial para aprimorar os resultados.

Aula 02: Promoção de Vendas

A decisão de preço é a que afeta com maior velocidade o volume de vendas em uma drogaria, bem como a lucratividade. Saber estabelecer o preço é um fundamental, além de ser competitivo e assegurar que a farmácia agrade seus clientes, deve-se também oferecer uma margem de lucro que mantenha as operações e seja rentável aos proprietários.

Aula 03: Definição de Mix e Sortimento

A grande motivação de um consumidor para adquirir produtos é a satisfação de suas necessidades. Ter um sortimento apropriado de produtos para atender os clientes proporciona à empresa diferenciação e vantagem competitiva. Para o desenvolvimento de um mix adequado ao posicionamento de mercado, é necessário analisar os consumidores e definir um público-alvo. Neste módulo, será apresentado como o consumidor efetua o processo de decisão de compras e como o mix pode influenciá-lo.

Aula 04: Cross-merchandising

Encontrar o ponto de convergência entre dois produtos que sejam complementares, atendam ao mesmo perfil de clientes ou que são consumidos por impulso é a definição básica do chamado cross-merchandising. Saiba como fazer uso da ferramenta e aumentar o tíquete médio de sua loja.

Aula 05: A farmácia como clínica de saúde

Confirmadas como estabelecimentos de saúde pela Lei 13.021/14, as farmácias e drogarias estão cada vez mais preparadas para atender o paciente de roma mais completa, eficaz e segura.

Aula 06: Diferenciais competitivos de merchandising

O que leva o cliente a comprar em sua farmácia e não na farmácia do concorrente? O que diferencia sua empresa? Veja como você e sua equipe podem usar o Merchandising como vantagem competitiva.

Aula 07: Sazonalidade

Para atuar de forma estratégica e lucrar ao longo do ano, é necessário avaliar todas as oportunidades oferecidas e realizar um planejamento eficaz, que possa garantir o sucesso do negócio. Uma das armas que o varejista tem é explorar a sazonalidade.

Última atualização: segunda, 21 agosto 2017, 16:30